Balão gástrico ajuda para o emagrecimento

Balão gástrico ajuda para o emagrecimento

Balão gástrico ajuda para o emagrecimento

 

Tratamento da obesidade com Balão intragástrico

O tratamento da obesidade tem como foco orientações de nutrição e atividade física. O paradigma do paciente é estabelecer uma meta de perda de peso diariamente comprovada por uma balança disponível.

Os pacientes passam anos engordando e da mesma forma necessitam quebrar esse processo com a luta pela perda de peso. Há necessidade de se manter um cuidado diário, coerente e consistente ao seu objetivo. O paciente deve conscientizar-se que é uma vitória fazer a agulha da balança apontar para menor peso todos os dias, num trabalho longo e contínuo sem sair da meta estabelecida.

O Balão Intragástrico é apenas uma “bengala”, uma ajuda nesse processo quando se deseja acelerá-lo. Trata-se de uma prótese de silicone, que inserida no estômago por tempo limitado, confere saciedade ao paciente, ajudando-o a diminuir a ingesta alimentar.

É um procedimento usado há anos com sucesso relativo pois atua conferindo sensação de saciedade, mas não controlando a compulsão alimentar, posto que este comportamento tem origem psíquica. Por essa razão, o paciente que se submete à colocação do Balão Intragástrico necessita de acompanhamento multiprofissional, onde por vezes o acompanhamento de psicólogo e/ou psiquiatra é crucial.

Os efeitos colaterais do Balão Intragástrico existem e são contornáveis. Predominam nos primeiros dias após a realização do procedimento, quando o paciente permanece sob cuidados especiais da equipe multi – profissional. A evolução do paciente deve ser supervisionada durante todo o período de tratamento até a retirada da prótese.

Atualmente tem-se próteses para tratamento da obesidade por balão intragástrico com duração de seis e doze meses. A escolha do uso dessas próteses é feita na avaliação clínica prévia ao procedimento e depende de fatores tais como a necessidade de perda ponderal, de atitudes psico-sociais que predominam na vida cotidiana do paciente e de aspectos conjunturais do procedimento a ser realizado.

Temos orientado nossos pacientes que não tenham pressa, mas que escolham o melhor momento para se submeterem a esse tipo de tratamento. Há necessidade de um trabalho a ser feito no sentido da perda de peso, o que requer tempo, disponibilidade e determinação. E cada paciente tem o seu momento certo. A vitória depende também desse fator.

 

O Instituto de Gastroenterologia de Joinville (IGED) foi criado para oferecer a Joinville um centro especializado em Gastroenterologia clínica, cirúrgica e endoscopia digestiva, pautando sua trajetória de 20 anos na excelência e crescimento profissional constante de seus médicos.

Redes Sociais: