Procedimentos

Cápsula Endoscópica

O IGED agora disponibiliza aos pacientes o Exame de Cápsula Endoscópica.

Uma pequena cápsula com cerca de 2,5 centímetros percorre todo o sistema digestivo captando imagens e enviando-as a um receptor de um pequeno computador que fica preso ao corpo do paciente por uma cinta.

A cápsula é engolida pelo paciente e posteriormente eliminada pelo organismo, sendo totalmente descartável. O exame é não invasivo, indolor e não há necessidade de sedação do paciente.

A quantidade e qualidade das imagens (mais de 50 mil fotografias) permitem um diagnóstico preciso de doenças e auxiliam o médico a indicar o tratamento adequado para cada situação. As imagens são capturadas durante cerca de 8 horas e posteriormente o filme é a nalisado por um médico especialista.

Até a criação desse exame, o intestino delgado era analisado por meio de endoscopia e enteroscopia. Os resultados não eram eficazes porque o máximo que esses exames conseguem analisar são dois metros do intestino, enquanto a cápsula endoscópica analisa o órgão inteiro. "A cápsula é eficaz em até 80% dos diagnósticos contra apenas 35% de eficácia dos outros exames."

O Exame é indicado em casos de sangramento intestinal cujas causas não foram diagnosticados por endoscopia e colonoscopia; para investigação da doença de Crohn (inflamação do intestino delgado); doença celíaca (alergia ao Glúten) e nos casos de suspeita de tumores.

A Alta tecnologia e o conforto do paciente fazem o exame ter um custo mais alto que a Endoscopia convencional, mas certamente o investimento vale a pena.

Instituto de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Joinville
IGED - Instituto de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Joinville
Tel: (47) 3043-3050 | Fax: (47) 3043-3054 | Celular:(47) 9983-0492
Rua Orestes Guimarães, 453 - Centro Joinville - SC - Cep: 89204-060
Responsável Técnica: Dra. Cleusa Regina de Moraes - CRM-SC 4533
AWC Comunicação